quarta-feira, 11 de maio de 2011

O MARCO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO IGUAÇUANA

A primeira instituição de ensino regular de Nova Iguaçu foi o Colégio Leopoldo, fundado em 1930 por Leopoldo Machado. Existe ainda hoje, como instituição privada.
No início da década de 60, foi fundado pelo prefeito Sebastião de Arruda Negreiros, o Colégio Monteiro Lobato e o Instituto de Educação Rangel Pestana.

Colégio Leopoldo
http://colegioleopoldo.org.br/nossamemoria.html

O Globo, edição datada de 06/02/1930, destacava: “PELA INSTRUCÇÃO EM NOVA IGUASSÚ.” A fundação do Gymnasio Leopoldo.
“Installou-se a primeiro do corrente, na vizinha cidade de Nova Iguassú, o Gymnasio Leopoldo, estabelecimento de educação e ensino subvencionado pela municipalidade. O Gymnasio está installado em amplo e confortável prédio da cidade,`à rua Marechal Floriano nº 260, com internato para meninos e externato para os dous sexos. De seu programa fazem parte o ensino secundário, com exames officiaes na própria sede, livre de commercio, primário, trabalhos domésticos, prendas femininas, musica,pintura e instrução militar para conceder caderneta de reservista aos educandos . Seu diretor é o professor Leopoldo Machado Barbosa e sua docência se compõe dos seguintes professores :Drs . Alberto Nunes Brigagão, Cledon Cavalcante, João Barbosa Ribeiro, José Pedro Cardoso, Henedina de Barros Caulino e Orlando José Fernandes, William Boardman, Marília de Almeida Barbosa e Leopoldina Machado Barbosa.”.

Colégio Municipal Monteiro Lobato
O Colégio Monteiro Lobato é a principal escola municipal de Nova Iguaçu, fundada no início dos anos de 1962 pelo então prefeito Sebastião de Arruda Negreiros. Localizado no centro da cidade, o Colégio Monteiro Lobato também é a sede da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, inaugurada na década de 1990.
Desde 2006, através de um processo democrático por meio das eleições diretas para diretores, pioneiro na Baixada Fluminense, as Escolas municipais adotam um sistema de gestão democrática, interagindo com a comunidade escolar e em busca de uma educação de qualidade, sendo o compromisso de todos pela educação.

Instituto de Educação Rangel Pestana
O prédio do antigo Grupo Escolar Rangel Pestana, cuja construção foi iniciada em 1944, localizava-se ao centro de grande terreno, com extensa área vazia à sua frente. Sua visão a partir da rua foi cortada pela construção, em 1964, do Instituto de Educação de Nova Igauaçu. Além disto, um ginásio construído entre os dois edifícios esconde metade da fachada do Instituto.
Conforme a política vigente no Estado Novo, este edifício segue o estilo neocolonial, considerado então um estilo legitimamente nacional. Na verdade a decoração assemelha-se ao chamado estilo missiones ou mission stile amplamente difundido nas três Américas. O Instituto de Educação Rangel Pestana resultou da fusão dos dois estabelecimentos de ensino em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário