terça-feira, 10 de maio de 2011

Igreja N.S.de Piedade em 1833

Uma das principais Igrejas da Vila de Iguassu foi à de Nossa Senhora da Piedade de Iguassu, teve sua origem nas terras do alferes José Dias de Araújo que a doou para sua construção em 1699, ficava localizada à margem direita do rio Iguassu.
http://pt.wikipedia.org/wiki/XXva_Igua%C3%A7u#Freguesia_de_Nossa_Senhora_da_Piedade_do_Igua.C3.A7u

Em 1736 foi construída aos pés da Serra de Marapicu, hoje Serra de Madureira, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, nas terras do capitão Manuel Pereira Ramos, sendo ampliada em 1853.
Em 1753, foi terminada a construção da Capela Nossa Senhora de Guadalupe, segundo os historiadores sua construção começou em quatro de março de 1750, com uma procissão. Essa capela também foi construída nas terras do capitão Manuel Pereira Ramos, em Marapicu.
Em 1760 foi construída a Capela da Fazenda da Posse, fazenda essa que posteriormente no auge do cultivo da laranja foi uma das principais produtoras.
Em 1773, foi construída a Igreja Santo Antônio de Jacutinga, localizada entre o engenho de Maxambomba, hoje Nova Iguaçu e a fazenda do Brejo, hoje Belford Roxo, sendo transferida em 1862 para o Arraial de Maxambomba, porém a antiga construção tornou-se a Igreja de Santo Antonio da Prata, em referência ao rio da Prata que passava ao redor.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, tinha em anexo um cemitério, que para muitos historiadores foi construído juntamente com a igreja em 1736.
O governo em 1840 proibiu os sepultamentos dentro das Igrejas, haja vista, um surto de febre amarela que dizimou parte da população do Rio de Janeiro e da Vila de Iguassu. A Freguesia de Piedade do Iguassu, entre as localidades de Cava e Tinguá já tinha um cemitério exclusivo para escravos, no alto do morro que até hoje esta em atividade.
Em 1875, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Iguassu foi construído o cemitério de Nossa Senhora do Rosário, destinado aos cristãos que posteriormente foi desativado e que hoje só restam suas ruínas.

Um comentário:

  1. Estou fazendo uma pesquisa sobre essa capela Capela Nossa Senhora de Guadalupe, onde posso encontrar falando mais sobre essa capela ?

    ResponderExcluir